sábado, 12 de março de 2011

Considerações práticas sobre a informatização na pequena e média empresa – Parte 4


No artigo anterior analisamos a questão : software de prateleira versus software customizado.

A questão toda colocada em termos simples é que, usando software de prateleira o seu negócio, a sua empresa e seus funcionários tem que se adaptar ao software.

Ao passo que no software customizado, o sistema é criado de forma a se ajustar as particularidades de seu negócio e à forma de trabalhar da sua organização.

Ficou evidente que um software(sistema) customizado tem uma série de vantagens sobre o software de prateleira.

Evidentemente as vantagens de um software customizado exigem uma contrapartida.

O software customizado precisa ainda ser criado (diferentemente do software de prateleira, que por ser de “uso geral” já existe).

Esta criação demanda tempo e recursos, pois os processos de sua empresa a serem informatizados, precisarão ser analisados pelo responsável pelo desenvolvimento do sistema.

Na prática, este tempo a ser dispendido na análise dos processos a serem informatizados, ao invés de ser um ponto negativo trás uma série de vantagens :

  • Permite que haja uma troca de idéias entre as pessoas envolvidas nos processos a serem informatizados e o analista que vai ser responsável pelo desenvolvimento do sistema.Com isto os futuros usuários do sistema, além de passarem ao analista, a relação das tarefas/processos a serem informatizados, podem em contato com o analista de sistemas, tirar dúvidas, dar sugestões, passar suas expectativas quanto ao que esperam que o software faça após ter sido desenvolvido.

  • O analista de sistemas por sua vez, em contato com os usuários pode sugerir e discutir com os mesmos aprimoramentos ou alterações nos processos, de forma a facilitar o trabalho dos usuários melhorando o níveis de produtividade.

  • Diferentemente de quando é adotado uma solução de prateleira, nos sistemas customizados, os usuários se sentem participantes do processo de implantação e desenvolvimento da solução informatizada.Quando o sistema começar a ser utilizado, os usuário irão reconhecer que suas sugestões idéias estão incorporadas ao sistema que irão passar a utilizar.

Na prática a introdução de processos informatizados em qualquer empresa impacta na cultura da organização.

Quando se adota sistema de prateleira, a solução é uma solução imposta, não há o que mudar. Não há espaço para idéias e sugestões, é simplesmente utilizar o que existe.

Fazendo uma analogia é como comprar um excelente sapato, que pode até ser bonito e durável porém o seu tamanho é único.

Então a realidade é que, seja qual for o tamanho do seu pé, você vai ter que dar um jeito de calça-lo.

Assim sendo muito provavelmente ou vai faltar sapato para acomodar bem o pé (se o pé for grande) ou vai faltar pé para ocupar o sapato (se o pé for pequeno).

Quando se adota sistemas customizadas, a solução é criada de forma democrática, participativa, não devem existir funções desnecessárias, nem faltar funções importantes, o sistema oferecerá ao usuário exatemente os instrumentos de trabalho que ele precisa, criados de uma forma que seja fácil para ele usuário utilizar.

Usando uma analogia, o sapato bonito e durável se ajusta exatamente ao tamanho do pé para o qual foi feito, simples assim.

Outro fator muito importante com relação aos sistemas customizados é que se o mesmo pode crescer junto com a sua empresa.

Na prática você pode (e normalmente deve) implantar gradativamente os processos informatizados, informatização impacta na cultura e nos valores da organização, não importa que a empresa seja pequena, média ou grande.l

Assim sendo os sistemas customizados podem ser desenvolvidos começando pelas áreas mais críticas da pequena empresa, áreas estas onde a informatização pode realmente tornar a empresa mais competitiva e melhor que os concorrentes.

O pequeno e médio empresário podem começar com pequenos projetos de informatização customizada, e ir aprofundando e aumentando as áreas e os processos a serem informatizados ao longo do tempo de forma a que ao final todos os processos estejam perfeitamente integrados.

Quando tudo corre bem, a tendência é que, um pequeno projeto inicial de informatização customizada, vá proporcionando à empresa, ganhos de tal ordem, que estes próprios ganhos acabam servindo como fonte de financiamento dos próximos projetos de informatização customizada.

É um círculo virtuoso, o sistema customizado gera ganhos para a empresa, que emprega parte destes ganhos no aperfeiçoamento dos sistemas existentes ou então em novos projetos de customizados e estes novos investimentos vão realimentar o ciclo de ganhos a empresa.

Agora o leitor deve estar pensando, e a questão do custo ?

Um sistema customizado custa mais do que uma solução de prateleira ?

A questão do custo é algo que deve ser muito bem analisada.

O fato é que os sistemas, assim como todos os investimentos feitos na empresa, devem se pagar, ou seja :
  • devem funcionar facilitando os processos
  • aumentar os níveis de produtividade de seu negócio
  • gerar informações estratégicas para o negócio.

Se voce pagar R$ 1.500,00 por um sistema de prateleira que não conseguiu :

  • Facilitar os processos
  • aumentar os níveis de produtividade
  • gerar informações estratégicas para o negócio

O sistema de prateleira terá sido muito caro se comparado com o mesmo sistema desenvolvido de forma customizada que tiver custado R$ 9.000,00, mas que realmente :

  • funcione facilitando os processos
  • aumentou os níveis de produtividade de seu negócio
  • gera informações estratégicas para o negócio.

Na prática é simples assim, o que deve ser realmente levado em consideração é a certeza de que o investimento feito no sistema adequado vai se pagar ou seja vai haver retorno positivo sobre este investimento.

Como os sistemas customizados vão sendo criados de acordo com um cronograma préviamente estabelecido entre o desenvolvedor do sistema e a empresa que o contrata, é muito comum que o investimento a ser feito possa também ser feito ao longo do tempo do projeto.

Em outras palavras a empresa não precisa dispor do valor a ser investido de imediato, os desenbolsos podem ser feitos ao longo do tempo de desenvolvimento e implantação dos sistemas customizados.









Nenhum comentário:

Postar um comentário