domingo, 10 de abril de 2011

Pequena e média empresa – Vírus de Computador e Segurança na Internet - Prevenir é melhor que remediar

Nunca é demais chamar a atenção, para os problemas que podem ser causados pelos vírus de computador, a todos os que se utilizam de micromputadores.

Lembrando que um vírus de computador é “é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores,utilizando-se de diversos meios.” (wikipédia).

Antes do advento da Internet, o contágio por vírus de computador, normalmente ocorria por ocasião da transferência de arquivos entre computadores, onde a partir de um computador infectado com virus o corria a contaminação dos demais computadores que eventualmente trocassem arquivos originários do computador infectado.

Com evolução das tecnologias, que primeiro permitiram a ligação de microcomputadores em rede local, e posteriormente com o advento da Internet, virtualmente permitindo que todos os microcomputadores de alguma maneira de conectem entre sí, a proliferação e disseminação dos vírus de computador, passou de uma ameaça relativamente remota, para uma ameaça constante.

Assim sendo nunca é demais o pequeno e o médio empresário tomarem as medidas necessárias para se precaver destas ameaças cibernéticas.

Existem inúmeros tipos de vírus, cada qual podendo causar prejuízos algumas vezes irreparáveis para as suas vítimas.

Para citar apenas alguns exemplos temos :

  • Vírus de Boot – estes tipos de virus atacam o sistema operacional das máquinas, como uma das muitas consequências, o microcomputador pode simplesmente parar de funcionar, ou então desligar de forma aleatória após alguns instantes de uso.
  • Trojans ou Cavalos de Tróia – estes tipos de virus se instalam nos microcomputadores (sem que o usuário saiba) , a seguir pode realizar vários tipos de atividades prejudiciais como por exemplo, monitorar as atividades dos usuários do microcomputador, notadamente procurando identificar o uso do microcomputador para acesso a sites bancários (homebank), e nesta ocasião o vírus, “captura” as informações bancárias sigilosas utilizadas pelo usuário para acesso a sua conta bancária e os envia para o criador do virus.Posteriomente então, o criador do vírus, se utiliza desta operações para acessar a conta bancária das vítimas (este tipo de atividade realizada pelos vírus é també conhecida como “phishing”).
  • Virus de estado zumbi – este vírus quando instalado em um equipamento, faz com que o criador do vírus passe a poder operar o microcomputador sem que o usuário saiba.Neste caso sempre que o computador é ligado pelo proprietário do micro, o criador do virus passa a também a poder utilizar o equipamento para seus fins criminosos.

Analisando apenas alguns dos tipos de vírus acima citados, o pequeno e o médio empresário já deve ter percebido que dentre os diversos prejuízos que ele e sua empresa pode sofrer se destacam :

  • Perder total ou parcialmente os dados de sua empresa que estejam armazenados em um micro atingido por um vírus (podendo por em risco a própría existência de seu negócio, já pensou perdar o banco de dados de clientes de sua empresa ?)
  • Perder total ou parcialmente os valores depositados em uma conta bancária sua ou de sua empresa.

Para minimizar a possibilidade que tais eventos funestos ocorram, são de importância vital :

  • A instalação de programas anti-virus, em todos os computadores da empresa.
  • A atualização diária dos programas de anti-vírus em todos os computadores da empresa ( isto é necessário por que diáriamente “aparecem” centenas de novos vírus, e a atualização diária dos programas de anti-vírus, visa permitir com que estes programas passem a detectar e combater estes novos virus).
  • A utilização de Firewalls em todos os microcomputadores de sua empresa.

Segue abaixo um link, extremamente útil e didático sobre a segurança na Internet.



O pequeno e médio empresário deve pensar seriamente investir na aquisição de um bom programa anti-vírus, pois a prevenção é o único e melhor remédio, se isto não for feito, restará apenas se lamentar.

Existem no mercado várias empresas fornecedoras de programas anti-vírus e muitas delas, além das versões comerciais completas ( que seriam ideais que fossem adquiridos para instalação nos microcomputadores de sua empresa), possuem versões simplificadas que podem ser instaladas.

No site abaixo, da revista Infoexame, você poderá ver e baixar alguns dos principais anti-vírus do mercado :