segunda-feira, 21 de março de 2011

Browsers ou Navegadores – O que são para que servem


O objetivo deste artigo é passar aos leigos uma noção prática do que são “browsers” também conhecidos como navegadores.

A internet é hoje talvez um dos temas mais tratados na mídia.

Uma das bases para funcionamento da Internet são os “browsers ou navegadores”, o que então vem a ser um “browser ou navegador”.

Um navegador, também conhecido pelos termos ingleses web browser ou simplesmente browser,
é um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet,
também conhecidos como páginas da web, que podem ser escritas em linguagens como HTML, ASP, PHP etc...” (wikipédia)

Em resumo é através deste tipo de programa de computador ( chamado de browser ou navegador), que se instalado na máquina conectado a internet, permite que um usuário após fornecer um endereço de uma página ou aplicação, passe a ter acesso a esta página ou aplicação.

Assim como existem vários fabricantes de carros, existem também várias empresas diferentes que produzem browsers ou navegadores.

Como a grande maioria dos microcomputadores tem como sistema operacional o Windows (XP/Vista/7), e este sistema operacional de “fábrica” já vem com um browser instalado, um dos navegadores mais utilizados é o Internet Explorer.

No entanto existem vários outros browsers que podem ser instalados nos microcomputadores que usam o sistema operacional Windows tais como :

  • Opera
  • Firefox
  • Safári
  • Chrome

Importante notar que todos eles são gratuitos, então você pode baixá-los e instalá-los em qualquer microcomputador com sistema operacional Windows, sem precisar pagar por eles.

Segue abaixo os endereços para você poder baixa-los e instalá-los :



Agora o leitor deve estar de perguntando:

  • Estes navegadores são todos iguais ?
  • Qual a vantagem de utilizar um ou outro ?

Bem na teoria todos os Browsers são iguais na medida em que todos tem como função principal permitir com que o usuário a partir do fornecimento de um endereço de internet o navegador exiba ao usuário a página deseja.

Porém na prática não é bem assim.

Para exibir a página solicitada, todo browser term que “traduzir as instruções que formam as páginas a serem exibidas” e então exibe esta página na tela do usuário.

Na prática a “tradução das informações” não é feita de forma exatamente igual por todos os navegadores.

Na realidade alguns navegadores “tem dificuldade”, ou melhor exibem de forma diferente ao usuário uma mesma página se comparado a outro navegador.

Dependendo das instruções utilizados para gerar determinadas páginas, um browser pode até eventualmente não conseguir exibir de forma satisfatória uma determinada página ao usuário.

Na prática cada fabricante de navegadores vem ao longo do tempo tentando tornar o seu browser :

  • Primeiro mais rápido para carregar páginas
  • Mais prático de ser utilizado, incluindo funções que facilitam por exemplo ao usuário arquivar e recuperar os seus “favoritos”

Fica então a sugestão, se você não conhece ou nunca usou um destes browsers, baixe o mesmo em sua máquina e experimente utilizá-lo, de repente ele é mais prático e ou mais rápido de usar do que o seu navegador atual.

2 comentários:

  1. Istooo é uma bosttttttttaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    :)

    ResponderExcluir
  2. Boa explicação...navegador ,em comparação ao auxiliar de um piloto de avião ou navio, é o que orienta o driver ( o piloto no caso) a seguir o rumo certo para atingir o seu destino de chegada, o local final daquela viagem, o porto omde vai buscar ou deixar a carga que conduz.

    ResponderExcluir