domingo, 27 de março de 2011

Automação de Escritório - Sugestão Econômica

Automação de escritório é um conceito que envolve o uso de equipamentos de informática e softwares para criar, coletar, armazenar, manipular e retransmitir digitalmente informações necessárias para a realização de tarefas e cumprimento de objetivos em um escritório (local de trabalho). ” (Wikipédia).

Antes do advento dos microcomputadores, os equipamentos de escritório eram basicamente, a máquina de escrever, a calculadora, o telefone e a máquina de xerox.

Com barateamento dos microcomputadores e impressoras, estes acabaram por substituir quase que por completo os equipamentos de “antigamente”.

Na realidade porém, o microcomputador para poder substituir ou talvez seja melhos dizer, fazer as vezes de uma máquina de escrever, calculadora, telefone e xerox, precisa de um programa específico instalado.

Mais precisamente, um conjunto programas também conhecido como suíte de automação de escritórios.

Talvez o mais conhecido destes sistemas seja o Microsoft Office, que é uma suíte (conjunto) de aplicativos para escritório que contém programas como processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados, apresentação gráfica e gerenciador de tarefas, e-mails e contatos.

Para a pequena e média empresa, existe uma opção muito econômica de uma suite de aplicativos para escritório, que possue básicamente todas as funcionalidades do Microsoft Office, mas que no entanto é open-source (fonte aberta) e portanto gratuita.

O nome deste aplicativo é o Open Office, voce pode encontrar informações detalhadas sobre o sistema, bem como baixá-lo gratuitamente no endereço http://www.broffice.org/.

O endereço a seguir http://www.broffice.org/docs , você pode encontrar documentação sobre o produto e outras informações interessantes.

Na prática, para a pequena e média empresa, o uso do “OpenOffice” pode evitar o gasto que teria com a aquisição do produto equivalente sem a perda de nenhuma funcionalidade.

Os produtos da suite Open Office, são fáceis de usar para quem nunca usou nenhum programa de automação de escritório e para quem já esta acostumado a usar suites comerciais como o Microsoft Office, basta um pouco de boa vontade para logo se acostumar a trabalhar com o Open Office.

Vale ainda lembrar, infelizmente muitos optam por utilizar cópias piratas de “suites de automação”, correndo o risco de sofrer sanções legais caso a empresa seja flagrada, além de ainda se arriscar a utilizar produtos de origem duvidosa que podem conter virus, malware, phishing.

Assim sendo é uma opção que interessante de se testar.

Finalizando este nosso artigo segue um link muito interessante para advogados, estudantes de advocacia, sobre automação de escritórios. http://www.baeta.info/advogado/Autom.pdf